Sol, praia e mar: os cuidados ao fazer e manter uma tatuagem no verão
Quem nunca quis fazer uma tatuagem no verão? Afinal, é nesta época do ano que as roupas mais curtas deixam à mostra os desenhos que ficaram escondidos sob os agasalhos no inverno, motivando quem sonha em ter um adorno no corpo a colocar em prática o desejo. Inspiração é o que não falta na beira da praia e na cidade. O Brasil é o nono país onde as pessoas mais se tatuam, de acordo com uma pesquisa de 2019 do Instituto Alemão Dalia.
Mas os especialistas afirmam que o verão é a estação menos recomendada para quem busca se tatuar. “Não é a época mais indicada para tatuagens ou outros procedimentos na pele, pois o sol pode prejudicar a cicatrização”, explica a dermatologista Paula Xavier Schiavon. Ainda assim, seguindo alguns cuidados (que podem significar algumas privações nestes meses) é possível fazer uma tatuagem no verão.
“Como a pele está ferida por causa das agulhas, ela está mais suscetível a infecções. Por isso é melhor evitar mergulhos. E o sol pode afetar o resultado final, pois desbota o pigmento”, resume a dermatologista. Fazer uma tatuagem não pode ser uma decisão impulsiva. Mesmo quem não quer esperar até o outono precisa fazer uma boa pesquisa nos estúdios de tatuagem e buscar referências para saber se o local segue as regras da Anvisa sobre higiene.
Também vale a pena conhecer trabalhos anteriores feitos pelo tatuador. Assim, você evita que o desenho escolhido fique mal feito ou que o profissional não cumpra as exigências mínimas de higiene. Lembre-se: você vai levar a tatuagem com você para sempre. Ao terminar a tatuagem, o tatuador cobre a zona do desenho com um filme plástico. Esse recurso serve para proteger a pele do contato com microorganismos nas horas seguintes, especialmente no seu trajeto entre o estúdio e a sua casa.
Por isso, o filme deve permanecer no máximo oito horas cobrindo o local. Sua retirada é importante para que a pele possa respirar e eliminar as substâncias. Em casos especiais, que serão indicados pelo profissional, o plástico filme pode permanecer mais tempo, mas precisa ser trocado de duas a três vezes por dia.
Comentários estão fechados.