Odontopediatra carioca usa técnica para tirar medo de crianças irem ao dentista
A doutora Maria Fernanda Braga criou estratégia usando personagens como ‘Wandinha’ e ‘Homem Aranha’ para auxiliar nos atendimentos e tratamentos bucais de crianças
Entre os medos mais comuns nas famílias brasileiras está a ida ao dentista quando ainda se é criança. Enquanto estudante de odontologia, a doutora Maria Fernanda Braga, especializada em odontopediatria, já investia suas pesquisas em técnicas para tirar o medo de crianças e adolescentes irem ao dentista. Ela criou uma estratégia, aliada a personagens como ‘Wandinha’, ‘Homem Aranha’, ‘Coringa’, ‘Arlequina’ e ‘Dentix’, um super-herói em formato de dente criado pela profissional, para atender seus pacientes no consultório de forma lúdica e divertida.
Diante da sala cheia de aparelhos temidos pelas crianças, o personagem chega para tranquilizar e fazê-las entenderem a importância dos cuidados bucais. “Com ferramentas audiovisuais, músicas e até gibis com o super-herói da saúde, o personagem Dentix se consolida como um amigo da infância segura. Ele traz alegria, prevenção e educação bucal de maneira divertida não só para as crianças, quanto desmistifica a ida ao dentista para os pais”, conta a Maria Fernanda Braga.
Mais sobre o Projeto Dentix
Idealizado pela odontopediatra Maria Fernanda Braga, o ‘Projeto Dentix’ nasceu em 2019 com o livro ‘As aventuras de Dentix’, nele é explicado de forma lúdica, divertida e objetiva que as visitas ao dentista e o cuidado com a boca podem ser prazerosas e trazer muitos benefícios à saúde.
Destinado ao público infantil, desde 2020, o projeto já impactou mais de 18 mil crianças de baixa renda ao percorrer bairros e comunidades do Rio de Janeiro. Além disso, a iniciativa promove oficinas de conscientização com o cuidado bucal, como a ‘Bocão do Universo Dentix’, um trabalho desenvolvido em parceria com o Favelivro.
Comentários estão fechados.