Como proteger cabelos crespos e cacheados dos danos causados pelo mar e piscina
A combinação de sol, água do mar e piscina é perfeita na estação mais quente do ano, mas requer atenção redobrada com a pele e cabelos. Para manter os fios saudáveis, o hair stylist Juninho Loes, especialista em crespos e cacheados, dá dicas infalíveis de cuidados antes e depois dos mergulhos.
Os cabelos cacheados e crespos geralmente são mais ressecados, e com os compostos presentes na água, como sal e cloro, os fios tendem a ficar mais frágeis e porosos, assim como o sol também pode prejudicar sua estrutura, degradando a fibra. De acordo com Juninho, os cuidados iniciam bem antes da exposição, com cronogramas para deixar os fios mais resistentes e hidratados.
Nos dias de praia ou piscina, é necessário manter uma rotina. O primeiro passo é proteger os fios com óleos vegetais de origem mais leve, como uva e semente de girassol, protetores térmicos ou ativadores, contendo na fórmula um pH baixo, de 4.0 e 4.5, para proporcionar mais nutrição, redução do frizz e manter os cachos brilhantes e definidos por mais tempo.
Após sair da piscina ou mar, a recomendação é lavar o cabelo com água doce para retirar todas as impurezas, realizar a higienização com shampoo com pH entre 5.0 e 6.0, utilizar condicionadores e máscaras de nutrição e hidratação. Não é indicado produtos de reconstrução neste período, pois enrijece os fios, causando quebras devido à carga excessiva de proteína.
O especialista salienta a importância da técnica Low Poo, utilizando a cada dois dias apenas o condicionador para gerar emoliência e uma limpeza mais suave no cabelo, tornando o uso do shampoo menor, diminuindo o impacto de agressão na fibra.
Comentários estão fechados.